Conheça nossa história

Breve Relato Histórico de Fundação da



Loja Vigilantes do Monte Carmelo, 146



 



Ir. Glauco Vieira, MM



Introdução



O registro da construção de uma Oficina maçônica é um exercício, em sua principal finalidade, voltado ao espírito. Queremos, portanto, dedicar nossa pequena obra ao Grande Arquiteto do Universo e à sua Glória! Neste ímpeto, de olhos voltados para o coração e para o Alto, dedicamos este pequeno relato histórico de fundação da Loja adventícia de nossa Potência, a Mui e Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará – GLMECE.



Inicialmente queremos prestar o justo agradecimento ao Sereníssimo Grão-Mestre, Ir.: Silvio de Paiva Ribeiro, pela determinação e pronto atendimento que nos ofereceu, destinando ao nosso grupo de obreiros a concretização deste pleito de instalação de nossa Oficina; ainda ao Sereníssimo Ex-Grão-Mestre, Ir:. Etevaldo Barcelos Fontenele, que desde nossos primeiros contatos com a Grande Loja, nos ofereceu sua generosidade e comprometimento. Agradecemos também: ao Grande Secretário Geral, Ir:. José Moreira Barros, pelo empenho e orientação a nós dedicada nos trâmites para os preparativos documentais de nossa Loja; aos irmãos do Núcleo de Estudos e Divulgação do Rito Schröder, através de seu presidente, Ir:. Ataliba Moura Filho, pelo norte que nos ofereceram para as ações de nosso projeto de Oficina e pela irrestrita dedicação a nós oferecida, incluindo a doação de material litúrgico e ritualístico, além das orientações de toda ordem, desde a divulgação do Rito Schröder no Cariri cearense, até os últimos momentos de preparativos para a Sessão Magna de Instalação. Agradecemos também aos Irmãos do Oriente de Cedro-CE, na pessoa do Ir:. Manoel Lopes, os quais nos doaram paramentos e ferramentas de trabalho litúrgico; ainda aos irmãos Delegados Sinênio Rodrigues  Neves e Adão Henrique, que desde o início apoiaram nossa iniciativa; também, a todos os obreiros das lojas co-irmãs, que para não esquecermos nenhum deles, o fazemos através de seus Veneráveis Mestres, Ir:. Alcides Esmeraldo (ARLS Nectar do Cariri, 112), Ir:. Carlos Alberto Ferreira de Alencar (ARLS Deus e Amor, 84), Ir:. João Sampaio (ARLS Renascença do Cariri, 90), Ir:. Antonio Euvaldo de Lima (ARLS Acácia do Cariri, 40), e Ir:. Eliseu Bispo Filho (ARLS Cavalheiros Spartanos, 85). Gostaríamos, ainda, de oferecer um agradecimento especial ao Ir:. Francisco da Rocha Barbosa (Barbosinha), que em muito nos ofereceu sua sabedoria, sendo o principal mentor do Rito Schröder para nós, dedicando-nos muita força e beleza para o soerguer das colunas de nossa Oficina. Por fim, dedicamos também nossos agradecimentos a todos os irmãos que não foram citados, mas que estiveram presentes em ajuda material e/ou psíquica seja em forma de metais, seja em palavras de estímulo, seja como obreiros atuantes de nossa oficina provisória. A estes, agradecemos especialmente, o trabalho valoroso e a dedicação dos nobres irmãos: Alan de Sousa Umbelino, José Osiel Feitosa, Jose Balduíno de Lima Feitosa, Francisco Idalmí Noronha, e José Roberto Silva.



Feitos estes merecidos agradecimentos, passamos ao breve relato histórico de nossa Loja.



Breve histórico



No ano de 2009 (E.V.), alguns irmãos da Loja Acácia do Cariri Nº.40, motivados pela pesquisa, elaboraram um projeto para a criação de um centro de estudos maçônicos. Isto foi possível pela determinação do Venerável Mestre daquela Oficina, o Ir:. Luis Carlos Macedo Mendes, que demonstrou apoio inicialmente aos irmãos Glauco Vieira Fernandes e Francisco Domingos Amorim Caselli, ambos companheiros maçons naquela época. Em seguida, o Venerável Irmão constituiu uma comissão para que o projeto fosse elaborado pelos companheiros Glauco e Caselli acompanhados dos seguintes Mestres: Carlos Cezar Sucupira, Antônio Maciel dos Santos, Nivaldo Soares, Sérgio Augusto Lessa filho e o companheiro Alex Brasil, sob a presidência do primeiro irmão citado. Em virtude de questões de ordem material e de transição de corpo administrativo daquela Loja, não fora possível implementar o projeto naquele momento. Entretanto, a semente de um pequeno grupo de estudos fora ali plantada. Hoje, não podemos negar que a nossa adventícia Vigilantes do Monte Carmelo tem suas raízes assentadas no solo da Acácia do Cariri.



Seguindo por uma periodização de anos, chegamos em 2011 (E.V.). Igualmente motivado pelo estudo dos temas maçônicos, veio a se fixar em nosso Oriente do Crato o Ir:. José Gilberto Gonçalves Leite. Este irmão logo percebeu a importância daquela semente plantada, de um centro de estudos maçônicos. E, de pronto, nos motivou para reativarmos o projeto. Porém, esta idéia adormeceu. Entretanto, já na segunda metade do ano de 2012 (E.V.), ao invés de insistirmos com o intuito de criar um centro de estudos, passamos a cogitar a possibilidade concreta de fundar uma Loja cuja filosofia fosse a da pesquisa e a do estudo maçônico. Neste mesmo momento, foi também o Ir:. Gilberto Leite quem inicialmente nos comentara sobre o Rito Schröder. A possibilidade de pensarmos agora numa Loja que primasse pelo estudo foi então estabelecida, sobretudo pelo conhecimento do Rito Schröder, embora neste período tivéssemos conhecimentos muito superficiais sobre o rito.



Chegamos ao ano de 2013 (E.V.). No mês de fevereiro desse mesmo ano, estabelecemos contato por e-mail, inicialmente, com o Ir:. Joseleido Bonfim Santana, Venerável Mestre da ARLS Dragão do Mar, Nº.122, Oriente de Fortaleza, sendo-nos muito receptivo e que, prontamente, nos passou mais informações sobre o Rito Schröder. Visitamos sua Loja neste período, ocasião em que travamos contato com o irmão Iatagan Costa, o então presidente do Núcleo Schröder da GLMECE. Estes dois irmãos foram nossos pontífices para a divulgação do Rito Schröder no Cariri. Foi tudo muito rápido entre nosso conhecimento mais detalhado do Rito Schröder e os preparativos para a Reunião de Demonstração desse Rito, que veio a acontecer no dia 20 de abril de 2013 (E.V.), no templo da ARLS Deus e Amor, Nº.84, às 16:00.



Podemos afirmar que esta reunião especial de demonstração do Rito foi a ponta de lança para fundação de nossa Loja. A reunião foi exitosa pela grande quantidade de irmãos presentes, lotando o templo daquela Loja. Após a aula magistral do Ir:. Alcides Araújo Bezerra – palestrante e membro do Núcleo de Estudos e Divulgação do Rito Schröder, e atual Grande Secretário de Ensino Maçônico -, alguns irmãos nos procuraram para saber mais informações sobre o Rito. Posteriormente, com os Irmãos Domingos Caselli, Sérgio Lessa e Josa Melo, passamos a estudar sistematicamente, e de forma mais aprofundada, o Rito Schröder. E a cada página consultada da extensa bibliografia eletrônica e literária sobre o Rito, maior era nossa satisfação ao saber que poderíamos concretizar o antigo sonho de uma Loja de estudo. Não que os outros ritos não pudessem nos oferecer tal possibilidade de aprofundamento de estudos em temas maçônicos, mas que percebíamos uma facilidade maior com a ritualística Schröder, além de que começamos a compreender que a simplicidade, a essencialidade e a moralidade, marcas desse rito, ofertava-nos uma possibilidade indelével, ou seja, única, de operar nos três graus de São João. O humanitarismo e a tessitura moral idealizada pelo seu criador, o Ir:. Friedrich Ulrich Ludwig Schröder, Grão Mestre do Oriente de Hamburgo e reformador da Maçonaria Alemã (1744-1816), esse rito que leva o seu nome, suas características nos abraçaram de forma tal que não tínhamos mais outro caminho senão o de seguir adiante em nossa investidura.



Divulgamos, então, aos irmãos do Núcleo de Estudos e Divulgação do Rito Schröder, nosso intuito de fundarmos uma Loja provisória. Neste momento contamos com a colaboração irrestrita e amável do estimado irmão Francisco da Rocha Barbosa (Barbosinha), a quem muito nos ofereceu sua experiência tanto na parte administrativa quanto na parte ritualística para a instalação de uma Loja Schröder. Ao mesmo tempo, começamos a participar dos trabalhos da ARLS Néctar do Cariri, Nº.112, Oriente do Crato, que adota o Rito York, na qual muitos obreiros passaram a se agregar conosco nos esforços de fundação de nossa Loja. Não por menos, a principal motivação e apoio que nos chegou foi através de seu VM:. Ir. Alcides Esmeraldo, que de pronto nos patenteou a idéia de estreitarmos os laços, devido a semelhança arquitetônica e ornamental dos templos que operam nos Ritos York e Schröder. Feita a solicitação formal aos irmãos da Néctar do Cariri, imediatamente se prontificaram a nos ajudar, e por unanimidade seus obreiros concordaram em comungar conosco o mesmo templo para consolidarmos a fundação de nossa Loja provisória.



Destacou-se entre os obreiros da Néctar do Cariri, um digno e valoroso irmão que, por se afinar com a perspectiva e natureza de nossa Loja em formação, honrou-nos com seu aceite em nos conduzir os futuros trabalhos sob o esquadro e o malhete. Trata-se do nobre irmão Valmir Alves do Nascimento. Por ser Mestre Instalado, este irmão veio a nos garantir uma celeridade para os preparativos da fundação de nossa loja, tornando-se nosso Venerável irmão destinado a assumir a presidência da Loja adventícia.



No dia 28 de maio de 2013, sob a influência do signo de Gêmeos, constelação cujo significado arquetípico nos remete à comunicação, ao estudo e à razão, foi realizada nossa reunião de fundação da Loja Vigilantes do Monte Carmelo, no templo da ARLS Renascença do Cariri, Nº.90, em Sessão Magna da ARLS Néctar do Cariri, Nº.112, contando com a presença de Obreiros de todas as Lojas Co-Irmãs do Oriento do Crato, incluindo, a ARLS Deus e Amor, Nº.1109, do Grande Oriente do Brasil – GOB. Estiveram presentes nessa reunião, na qual participaram como co-fundadores, os seguintes irmãos: Valmir Alves do Nascimento, Glauco Vieira Fernandes, Francisco Domingos Amorim Caselli, Sérgio Augusto Lessa Filho, João Josa de Melo Neto, José Gilberto Gonçalves Leite, Carlos Alberto Ferreira de Alencar (Venerável da Loja Deus e Amor, 84), Alan de Sousa Umbelino, Jose Osiel Feitosa, Jose Balduino de Lima Feitosa, Jose Alberto da Costa, Francisco Idalmí Noronha, Ivanildo Ferreira dos Santos,  João Sampaio Xavier Neto (Venerável Mestre da Loja Renascença do Cariri, 90), José Roberto Silva, Jose Valdir Barbosa, Francisco Osanildo Ferreira do Nascimento, Jose Firmino da Silva, Antônio Taumaturgo de Sousa, Francisco Filemon Sousa Lopes, Juarez Leite de Alencar Junior, José Irismar Dantas, Antoniel da Cruz Pereira, José Aderson Carvalho, Carlos Humberto Dantas de Alencar, Jocélio Bezerra de Brito, Sinênio Rodrigues Neves (Delegado Ad Vitan), José Ronaldo Nunes de Melo, e Carlos Alberto Macedo Campelo.



Dando prosseguimento aos trâmites legais, recebemos do Sereníssimo Ex-Grão-Mestre, Ir:. Etevaldo Barcelos Fontenele, o Ato Nº.085/2013, de 31 de maio de 2013 (E.V.), autorizando o funcionamento em caráter provisório da então denominada ARLS Vigilantes do Monte Carmelo, que recebeu a numeração 146. Daí em diante, nossa oficina passou a se reunir semanalmente às sextas-feiras, no horário das 19:30 h, no templo da ARLS Néctar do Cariri, Nº.112.



Durante os últimos meses de junho, julho, agosto e setembro, estivemos realizando reuniões com um calendário de atividades semanais, incluindo reuniões econômicas no grau de Aprendiz, reuniões a campo (administrativas), sessões comemorativas (homenagem aos pais e à pátria) e reuniões de estudo do Rito Schröder. E mais recentemente, estivemos concentrados nos preparativos para a sessão magna de Instalação da Loja.



Apesar da carga de trabalho, entendemos que o saldo foi muito benéfico. Houve muito aprendizado, ampliando os laços de fraternidade com a família maçônica do Cariri, da Capital e do Oriente de Aquiraz; e também bastante envolvimento dos irmãos que estiveram desde sempre envolvidos em nosso projeto de Loja, diga-se de passagem, desde fevereiro deste corrente ano. Recebemos também muito apoio de irmãos de várias oficinas, incluindo ajuda em metais, são eles: Ir. Francisco Ferreira Primo, Ir. Sebastião Cavalcante Sousa, Ir. Osanildo Nascimento, Ir. Antonio Maciel dos Santos, Ir. Patrick Carvalho, Ir. Carlos Cezar Sucupira, Ir. José Gilberto Leite, Ir. Eli Meneses, Ir. José Balduíno, Ir. Orlando Roberto Dias Rodrigues, Ir. Franzé, Ir. Carlos Alberto Alencar, Ir. João Sampaio e Ir. Alcides Esmeraldo.



 



Certamente, o protagonista de todo este entusiasmo e continuidade de propósito tenha sido o próprio Rito Schröder que começamos a praticar, por nos ter transmitido seu vigor e acolhimento presentes em sua qualidade litúrgica. Há depoimentos de irmãos que dizem ter redescoberto o caminho no canteiro de obras maçônico desde quando presenciaram a demonstração do rito Schröder naquele citada data do mês de abril passado. Daí em diante, não que abandonassem suas oficinas, mas que se sentiram muito tocados com a dinâmica litúrgica desse rito, vindo a frequentarem os trabalhos de nossa Oficina com certa regularidade. Neste momento, então, precisamos esclarecer porque adotamos o Rito Schröder para os trabalhos de nossa Oficina.



A adoção do rito Schröder e a Filosofia da Oficina



Além dos motivos já citados, tivemos em conta que a Mui e Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará – GLMECE, através do trabalho de seu Núcleo de Estudos e Divulgação do Rito Schröder, tem incentivado a fundação de Lojas que praticam este Rito, fornecendo apoio para o aprofundamento de estudos e da regularização da prática desse Rito Schröder. Neste sentido, percebemos a importância de trazer prática deste rito para o Cariri cearense.



No Cariri contávamos com 10 (dez) Lojas Simbólicas, sendo 08 (oito) da GLMECE e 02 (duas) do GOB. Destas 10 (dez) Lojas Simbólicas, 08 (oito) praticam o REAA, 01 (uma) pratica o Rito Adomhiramita (GOB), e 01 (uma) o Rito York. E, agora, com adoção do Rito Schröder pela nova Loja Instalada do Oriente do Crato, o Cariri cearense totaliza com a reunião de 11 Lojas, praticando 04 ritos. Destes 04 Ritos, 03 estão sob os auspícios da GLMECE.



Rito Schröder trabalha na chamada pura Maçonaria dos três graus simbólicos, que se caracteriza pela profundidade de seus ensinamentos com suporte na simplicidade, unido na Tradição Operativa Inglesa. Este é um fator importante para uma Loja que nasce no desejo de aprofundar-se no estudo e pesquisa da maçonaria simbólica e especulativa.



Outro motivo que muito nos estimulou é o de que no Brasil há 113 Lojas que praticam o Rito Schröder sob os auspícios das várias Potências Maçônicas existentes no país. No Ceará, O Rito passou a ser praticado no desde 1996, com a fundação da ARLS:. Rei Salomão nº113, e até o ano de 2000 mais quatro Lojas foram fundadas com a adoção deste Rito; totalizando quatro Lojas em Fortaleza, uma em Aquiraz, e agora a primeira no interior do Estado, em Crato.



Este ano de 2013, portanto, no Cariri cearense, com a instalação da ARLS:. Vigilantes do Monte Carmelo nº 146, é possível, agora, o obreiro poder participar de todos os ritos praticados sob a jurisdição da GLMECE: o Rito Escocês Antigo e Aceito – REAA, o Rito de YORK e o Rito SCHRÖDER.



Dentre a filosofia e finalidades de nossa Loja, ela nasce com os seguintes propósitos: difundir o estudo e a pesquisa maçônica entre seus obreiros;  desenvolver ações sociais tendo em vista estreitar os laços com a família maçônica; promover encontros de estudos maçônicos na região do Cariri; prestar ações de auxílio aos necessitados, reavendo o princípio de hospitalaria da Ordem; e estimular a prática, entre seus obreiros, da valorização das qualidades morais do homem e de seu autoconhecimento.



Especialmente sobre a filosofia definida como plano de trabalho de nossa Loja, nascemos sob o lema: Luz, Sabedoria e Amor, palavras que definem nosso propósito maior, seja o da reconstrução do ser através da prática das virtudes, através da senda do bem, iluminadas pela Luz da razão sem dogmas, pela Sabedoria do Criador e pelo Amor que aplaca qualquer discórdia e caos no seio da humanidade.



A referência ao Monte Carmelo relacionada ao nome que batizamos a nossa loja, é profunda, mas seguramente nos remete à Gnosis, ao conhecimento iluminador, daquele monte em sentido iniciático que aponta para o Obreiro o verdadeiro caminho para a reconstrução de seu templo íntimo que deve ser para dentro e para o alto. Cito, neste momento, as palavras do Ir:. José Genildo Reges de Sousa, obreiro da ARLS Deus e Amor, Nº.1109 – GOB. Ele nos diz, em visita, em trabalho recente apresentado em nossa Loja: “Carmelo é, de conformidade com o Dicionário Enciclopédico da Bíblia, em hebraico, ‘o pomar’ ou ‘o jardim’… Pomar ou Jardim, necessariamente é um lugar onde se pode ler no ‘Livro da natureza’, plantando e colhendo flores e rosas, as linhas e estrelas da glória e excelência do Grande Arquiteto do Universo. Conforme Isaías, 35:2, Monte é o lugar de onde se olha de cima, descortinando os horizontes jamais percorridos por cada um de nós; lugar onde se comprova a supremacia do espírito sobre a matéria”. Ademais, consta na literatura gnóstico-maçônica, que o Monte Carmelo é o locus iniciático maior do Oriente, no qual a comunidade dos Essênios teve em seu meio o modelo de todos os iniciados, o Divino Mestre, Cristo Jesus.



Metas para o futuro



Gostaríamos de concluir com algumas notas sobre o que planejamos para o futuro de nossa Oficina. A tradição maçônica do Rito Schröder tem uma preferência pelo termo “Oficina”, ao invés de “Loja”, como o lugar de trabalho do obreiro. Buscando o significado essencial dessa palavra, “oficina” por si só já nos aponta pistas sobre o futuro que queremos para nossa Loja em construção. Que seja uma construção permanente. Por isso mesmo, o termo “oficina” nos remete à sinonímia de “lugar onde se realiza trabalho artesanal”. Artesanal é aquilo que é construído empregando-se o domínio de uma arte. Neste sentido, anelamos que o sentido principal seja o de nos aproximarmos o mais possível do domínio da Arte Real. Optamos pelo caminho do engajamento espiritual e moral através do estudo e da pesquisa maçônica. Este será o principal meio empregado para o cultivo da Arte Real, arte que se destina à nobreza de reconstrução completa do homem: fisica, anímica e espiritual.



A semente que fora plantada de um grupo de estudos maçônicos em 2009 (E.V.), depois de um período de latência, agora se renova no solo plantado por todos os irmãos que participaram direta ou indiretamente da fundação de nossa Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vigilantes do Monte Carmelo. Toda a família maçônica sinta-se convidada para conosco abraçar a Arte Maçônica da Reconstrução do Homem no caminho da Luz, da Sabedoria e do Amor. Agora, sim, podemos cultivar esta semente, e que ela possa crescer e dar frutos à Maçonaria no Ceará e no Mundo.